Redes sociais. Pessoais x Empresariais
As redes sociais são uma excelente ferramenta de comunicação, tanto entre pessoas quanto entre as empresas e os seus clientes. Negócios de diversos tamanhos se utilizam delas para criar um diálogo com a sua clientela. Mas existe uma diferença muito grande, apesar de algumas pessoas se confundirem entre perfis pessoais e empresariais.
O próprio Facebook é categórico e faz uma grande distinção entre pessoas e empresas (veja aqui). Para a população em geral, são utilizados os perfis. Já para os negócios, é recomendável a criação de uma fã page. Nela, além de todos os atributos que o perfil possui, é possível controlar e saber exatamente as estatísticas como: alcance, horários de maior envolvimento, perfil dos seus seguidores, interesses e muitos dados relevantes sobre o seu público. Além da possibilidade de anunciar no Facebook. O importante é o seu seguidor/cliente ter uma boa experiência com a página da sua empresa.
Muitos empresários utilizam os seus próprios perfis para divulgar os serviços e produtos da empresa, mas isso gera alguns problemas. Primeiro, fazer isso não demostra muito profissionalismo e esta atitude faz com que apenas os seus amigos vejam as suas postagens, o que gera um alcance muito menor.
De forma geral, em nenhum aspecto é recomendado confundir o seu perfil pessoal com o da sua empresa. Os seus clientes não vão se interessar pela sua última viagem ou seu final de semana e os seus amigos com certeza vão curtir as redes sociais da sua empresa. Mas uma dica é fundamental: para a sua empresa, procure fazer as postagens com profissionais. Transmita profissionalismo e seriedade ao seu negócio, mas esse assunto eu vou abordar com mais cuidado no próximo post. Até lá.
Tags: empresas, fã page, instagram, internet, mídias sociais, negócios, redes sociais
Compartilhe: